Banner cursos 1_Prancheta 1
Banner cursos 2_Prancheta 1
previous arrow
next arrow

Soluções em gestão para médicos e clínicas de Ultrassom

Com uma equipe multidisciplinar, construímos soluções sob medida em consultorias e treinamentos.

Nossas soluções incluem

Consultorias em gestão

As soluções em consultoria IMEDE tem como premissa repassar a prática de gestão do seu negócio – O COMO FAZER! Somos uma equipe multidisciplinar composta por profissionais focados em resultados. Nossas intervenções podem ser presenciais ou à distância e o tempo necessário para cada projeto vai depender da necessidade de cada cliente. Conheça nossos conteúdos!

Informações técnicas

No dia a dia de uma clínica de ultrassom, ou no exercício autônomo da função, o médico se depara com diversas dúvidas e necessidades pontuais que vão desde aspectos jurídicos até aspectos financeiros. Conte com o IMEDE!

Treinamentos em gestão

As soluções em treinamentos IMEDE nas áreas de gestão foram concebidas utilizando os mais atuais conceitos, práticas e ferramentas para atender às necessidades dos médicos empreendedores e suas equipes. Todos os cursos são compostos por atividades práticas, possibilitando a melhoria das performances dos negócios por meio de um aprendizado efetivo. Conheça nossos conteúdos!

Treinamentos em gestão

Sobre o Curso

Este curso possibilita aos médicos participantes o conhecimento dos conceitos e práticas em finanças corporativas. Ao final do curso os médicos participantes irão ter condições de analisar e gerenciar seus processos e indicadores financeiros estratégicos.

Público Alvo

Médicos ultrassonografistas ou de qualquer especialidade, empreendedores

Carga Horária

8 horas

Conteúdo programático - aulas teóricas

  • Perspectivas e possibilidades para o mercado de ultrassonografia
  • O que são finanças corporativas e como ela impacta nos resultados do negócio
  • Principais players financeiros e o impacto destes nos negócios
  • As informações econômicas: importância, de onde tirá-las e como acompanhá-las
  • Principais processos financeiros
  • Demonstrações financeiras: o que são e como interpretá-las
  • Os principais indicadores financeiros.

Sobre o Curso

As clínicas médicas e empresas de diversos segmentos dependem da eficiente administração dos seus recursos , incluindo os recursos humanos , para manterem-se competitivas. Diante do desafio de buscar o diferencial de seu negócio, a valorização do fator humano torna-se uma resposta eficaz , impulsionando o médico empreendedor a desenvolver ou aprimorar competências que extrapolam o conhecimento técnico, como é o caso da liderança . O curso é composto por atividades de reflexão e práticas, não disponibilizadas pela concorrência, a respeito dos temas inerentes às práticas da liderança. Permitindo que o médico desenvolva através de sua atuação como líder, um cenário interno em que as equipes estejam alinhadas e em sua maioria engajadas à estratégia e objetivo do trabalho.

Público Alvo

Médicos ultrassonografistas ou de qualquer especialidade, empreendedores

Carga Horária

12 horas

Conteúdo programático - aulas teóricas

  • Liderança : conceitos, importância
  • Responsabilidade da liderança na condução da equipe
  • Estilos de liderança
  • Equipes: formação e desenvolvimento
  • Processo de delegação
  • Comunicação e feedback
  • Identificação dos pontos fortes e pontos a melhorar na liderança

Sobre o Curso

Organizar informação significa: Identificar, recuperar, compartilhar e utilizar as informações disponíveis para apoiar a realização das atividades por meio de ferramentas de TI e utilização de práticas de gestão adequadas à realidade do negócio. O principal objetivo da organização da informação é garantir que todos os dados cheguem às pessoas certas sem que ocorram erros ou problemas de integridade.

Público Alvo

  • Ex alunos do IMEDE que já empreenderam abrindo suas clínicas.
  • Médicos donos de clínicas de Ultrassonografia
  • Médicos de clínicas médicas

Resultados esperados

  • Buscar informações com rapidez e assertividade
  • Melhor aproveitamento do conhecimento das pessoas
  • Profissionalizar a empresa
  • Organizar e padronizar as informações
  • Diminuir a dependência de conhecimento de pessoas

Sobre o Curso

Este curso possibilita aos médicos participantes o conhecimento dos conceitos e práticas para elaboração e gestão de estratégias. Ao final do curso os médicos participantes irão ter condições de elaborar e fazer a gestão de estratégias para seu negócio.

Público Alvo

Médicos ultrassonografistas ou de qualquer especialidade, empreendedores

Carga Horária

8 horas

Conteúdo programático - aulas teóricas

  • Perspectivas e possibilidades para o mercado de ultrassonografia
  • O que é estratégia e como ela impacta nos resultados do negócio
  • Como definir objetivos e metas
  • O que são cenários
  • Mapeando e priorizando oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos
  • Elaborando planos de ações estratégicas
  • Indicadores de desempenho: como realizar a gestão das estratégias definidas
  • Estratégias e finanças: Qual a relação?

Sobre o Curso

Para Schumpeter, o empreendedor é alguém “capaz de realizar coisas novas ou de fazer de novas maneiras, coisas que vinham sendo feitas” este curso tem o objetivo qualificar os participantes para que se tornem empreendedores, ampliando as suas competências em ferramentas de gestão para construção de uma empresa de sucesso.

Público Alvo

Médicos ultrassonografistas ou de qualquer especialidade, empreendedores

Carga Horária

32 horas

Conteúdo programático - aulas teóricas

  • Gestão de Marca
  • Modelo de Negócios
  • Marketing 4.0
  • Gestão Estratégica
  • Gestão Financeira
  • Estrutura Organizacional e Processos
  • Gestão de Pessoas
Quero mais informações!

Consultorias em gestão

Sobre a consultoria

A aplicação desta ferramenta permite identificar a experiência do paciente durante os contatos que estabelece com a clínica, permitindo levantamento dos fatores que interferem na fidelidade do usuário do serviço, antes da consulta ou exame ser efetivamente realizado. São selecionados e treinados profissionais externos à empresa que comportam-se como pacientes, para o agendamento de exames ou consultas, tanto presencial quanto à distância.

Público Alvo

  • Médicos donos de clínicas de Ultrassonografia e clínicas médicas que querem conferir como estão os processos de atendimento ou pretendem melhorar a experiência do cliente.

Resultados esperados

  • Identificar práticas positivas ou inadequadas do atendimento
  • Identificar nível de satisfação quanto aos principais indicadores que compõem a percepção do paciente, como por exemplo; comunicação visual, cordialidade da portaria e ou do contato telefônico, agilidade no atendimento, presteza na solução de problemas, limpeza do estabelecimento, etc
  • Direcionar foco e recursos em ações com foco em resultados
  • Conscientizar todos os colaboradores da linha de frente sobre a importância da imagem e percepção do cliente final.

Sobre a consultoria

Organizar informação significa: Identificar, recuperar, compartilhar e utilizar as informações disponíveis para apoiar a realização das atividades por meio de ferramentas de TI e utilização de práticas de gestão adequadas a realidade do negócio. O principal objetivo da organização da informação é garantir que todos os dados cheguem às pessoas certas sem que ocorram erros ou problemas de integridade.

Público Alvo

  • Ex alunos do IMEDE que já empreenderam abrindo suas clínicas.
  • Médicos donos de clínicas de Ultrassonografia
  • Médicos de clínicas médicas

Resultados esperados

  • Buscar informações com rapidez e assertividade
  • Melhor aproveitamento do conhecimento das pessoas
  • Profissionalizar a empresa
  • Organizar e padronizar as informações
  • Diminuir a dependência de conhecimento de pessoas

Sobre a consultoria

Um processo é um conjunto de atividades que, executadas em uma sequência determinada, conduzirão a um resultado esperado, assegurando o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes. As empresas se caracterizam por serem um conjunto de processos executados para entregar um serviço ou produto diferenciado ao cliente. Melhorar processos é inovar! É agradar aos clientes e equilibrar o que é rentável para empresa visando não colocar em risco a sua sobrevivência (Eliminar o que não é necessário). É oferecer ao cliente mais valor de forma mais rápida a um custo adequado.

Público Alvo

  • Ex alunos do IMEDE que já empreenderam abrindo suas clínicas.
  • Médicos donos de clínicas de Ultrassonografia
  • Médicos de clínicas médicas

Resultados esperados

  • Entender o ponto de vista do cliente, afinal os negócios começam e terminam nele!
  • Identificar e propor melhorias nos processos da clínica
  • Ter um diferencial frente a concorrência
  • Fidelizar o cliente
  • Implementar processos inovadores que agreguem valor aos clientes
  • Focar na satisfação do cliente
  • Redução de custos (onde for aplicável)

Sobre a consultoria

O planejamento estratégico é um instrumento fundamental para que o empreendedor médico possa alcançar os resultados almejados. Ele vai desde a definição do propósito do negócio ao desenvolvimento e organização das melhores estratégias, bem como a forma de controle destas através de indicadores de performance. Como produto final, o empreendedor médico terá suas estratégias definidas e priorizadas em um plano de ação empresarial, bem como uma carteira de indicadores de desempenho para executar periodicamente as medições.

Público Alvo

  • Egresso dos cursos do IMEDE que pretende empreender
  • Egresso dos cursos do IMEDE que já possui uma clínica mas não consegue vender e/ou reter clientes como gostaria
  • Pós-graduando e pós-graduado IMEDE que está iniciando o negócio (ainda não abriu mas já atua como prestador de serviço).
  • Médico(a) ultrassonografista empresário(a) que possui clínica de ultrassonografia

Resultados esperados

  • Se diferenciar dos concorrentes no planejamento e controle do negócio;
  • Definir claramente o propósito e caminho estratégico do negócio;
  • Definir objetivos e metas de curto, médio e longo prazos;
  • Identificar oportunidades e ameaças no mercado;
  • Elencar forças e fraquezas do negócio e definir ações para tratar as mesmas;
  • Criar estratégias mais sólidas e eficazes para retenção de clientes;
  • Orientar processos;
  • Dar subsídios para elaboração do orçamento empresarial e fluxo de caixa.

Sobre a consultoria

O planejamento e a gestão financeira são fundamentais para a manutenção e crescimento de qualquer tipo de empreendimento, principalmente em um país tão cheio de variações econômicas como o Brasil. Entender o mercado, perceber suas nuances, instituições e mecanismos, conhecer operações de captação e aplicação de recursos, bem como os instrumentos econômicos e financeiros de gestão é e sempre será vital para o empreendedor médico possa conseguir bons resultados.

Público Alvo

  • Egresso dos cursos do IMEDE
  • Pós-graduando e pós-graduado IMEDE
  • Médico(a) ultrassonografista empresário(a) que possui clínica de ultrassonografia

Resultados esperados

  • Conhecimento da situação económica e financeira de seu negócio
  • Avaliação dos processos de contas a receber e contas a pagar, processos de tesouraria e dos investimentos
  • Avaliação técnica das competências dos colaboradores financeiros e com elaboração de plano de desenvolvimento
  • Elaboração de planos de ação corretivos e preventivos
  • Maior competência para gerir as finanças a luz do orçamento e fluxo de caixa
  • Gestão econômica e financeira com o desenvolvimento de indicadores de performance
  • Melhor competência para discussão e negociação com os players de mercado

Sobre a consultoria

O plano de negócios é um conjunto de atividades estratégicas que orientam o empreendedor para os melhores passos a serem tomados de forma ordenada quando da implantação de um negócio, uma expansão de serviços e/ou outro fim, com vistas a, de forma prévia, planejar e avaliar resultados futuros.

Público Alvo

  • Profissionais da saúde que pretendem empreender
  • Pós-graduandos, pós-graduados, alunos e ex-alunos IMEDE que estão iniciando o negócio (ainda não abriu mas já atua como prestador de serviço)
  • Médico(a) ultrassonografista empresário(a) que possui clínica de ultrassonografia

Resultados esperados

  • Se diferenciar dos concorrentes no planejamento e controle do negócio
  • Identificar oportunidades no mercado
  • Definir claramente o propósito e caminho estratégico do negócio
  • Criar estratégias mais sólidas e eficazes para retenção de clientes
  • Orientar processos
  • Planejar e prever resultados à luz da projeção de vendas, custos e despesas
Quero mais informações!

Responsável Técnico

Paulo Henrique Assumpção e Silva

Paulo Henrique Assumpção e Silva

Diretor executivo do IMEDE. Profissional com aproximadamente 32 anos de vivência na gestão de negócios em grupos empresariais e empresas de médio e grande porte. Consultor empresarial formado pela Thompson – CAN, com vivência em empresas de pequeno porte.

Mestre em Gestão Estratégica pela FEAD – MG, pós-graduado em Sistemas de Informação e Planejamento Estratégico pela PUC – MG, Finanças pela PUC – MG e Gestão de Negócios pela UFMG. Especialista em Gestão de Negócios pela AOTS – Japão e Fundação Dom Cabral, e em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas.

Se interessou? Entre em contato!